Brasília

Sopro

Sinfônica

A Brasília Sopro Sinfônica é considerada um dos principais grupos sinfônicos de Brasília.
Composto por 50 instrumentistas, o grupo executa um repertório eclético, que vai do erudito ao popular.
A direção artística  e  regência são  do maestro e fundador Valdécio Fonseca.
A Banda está sediada na Casa da Música, no Paranoá onde realiza seus ensaios. O grupo é administrado e vinculado ao projeto social Música e Cidadania.

ORIGEM

A Brasília Sopro Sinfônica é parte do Projeto Música e Cidadania e nasceu de um sonho acalentado há anos pelo Maestro e Professor Valdécio Fonseca, que tinha a intenção de transformar as pessoas por meio da música.
Esse sonho tornou-se possível graças ao apoio da Fundação Habitacional do Exército (FHE) e da Associação de Poupança e Empréstimo – POUPEX, que abraçaram a ideia patrocinando a compra de materiais e instrumentos necessários à formação da Banda, além de custear as despesas de manutenção.
As aulas de música começaram no dia 13 de fevereiro de 2007 e, com o resultado, a Banda fez sua primeira apresentação em setembro daquele ano. Desde então, o grupo cresceu e hoje se apresenta em diversos locais da cidade.

Projeto
Música e
Cidadania

O Projeto Música e Cidadania é aberto a toda a comunidade e é voltado ao ensino gratuito de música para crianças e jovens de 07 a 18 anos, contando com todos os instrumentos de uma Orquestra Sinfônica. No Projeto são ministradas aulas de teoria musical, musicalização infantil e prática instrumental nos seguintes instrumentos: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarineta, saxofone, trompa, trompete, trombone, euphonium,  tuba, percussão sinfônica e violão.

A musicalização infantil atende crianças de 07 a 09 anos, a prática instrumental crianças e jovens de 10 a 18 anos. As aulas acontecem no turno vespertino.

O Projeto Música e Cidadania concentra-se no Paranoá, cidade satélite de Brasília , mas atende jovens de outras cidades como: Itapoã,  Santa Maria, Sobradinho, Samambaia, Gama, Taguatinga, Ceilândia, Varjão, Lago Sul, Águas Lindas e Brazlândia e Céu Azul . Conta hoje com aproximadamente 120 componentes, com idade a partir de 07 anos.

 

O Projeto Música e Cidadania é juridicamente representado pela Associação Cultural Música e Cidadania, pessoa jurídica de direito privado, sob forma de associação civil sem fins lucrativos e com fins não econômicos, sem finalidade política ou religiosa.

Música
para a
melhor
Idade

Alegria não tem idade!!

O Projeto Música para a melhor idade visa levar a boa música dos velhos tempos aos nossos vovôs e vovós . Os músicos da Banda Sinfônica Tocando Sonhos levam a alegria dos Carnavais antigos aos moradores de casas de repouso e asilos desde 2012. Além da boa música, nossos músicos voluntários passam horas agradáveis com a turma da Melhor Idade brincando e dançando, levando a todos muito carinho!