‘A importância para a sociedade de se investir nos primeiros anos de vida de uma criança foi abordada na abertura do seminário Justiça e Primeira Infância: o futuro começa hoje, que aconteceu nesta quarta-feira (27), no auditório Ministro Sepúlveda Pertence do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Autoridades, representantes de instituições ligadas à temática, servidores e sociedade prestigiaram as atividades da manhã.

Na abertura, a segunda vice-presidente do TJDFT, desembargadora Ana Maria Duarte, lembrou o papel do evento em contribuir para a consolidação de direitos e valores constitucionalmente proclamados das crianças e adolescentes e dos dispositivos legais recentemente instituídos. “O Marco Legal da Primeira Infância deve ser uma prioridade dentro da prioridade já assegurada constitucionalmente, porque se reconhece a importância dessa fase para formação dos processos físicos e psíquicos”, defendeu.

O impacto na sociedade do investimento na primeira infância foi lembrado pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha. “Um combate à criminalidade, que vai ter reflexo na segurança pública, começa cedo, mediante uma política pública de futuro. Nós vamos combater a violência educando nossos jovens, oferecendo oportunidade de educação e formação”, disse. Já o secretário de Estado de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, Gustavo do Vale Rocha, reafirmou o compromisso do governo do DF com a pauta da primeira infância de forma transversal: “É fundamental que se dê atenção a essa questão, é a base de tudo. Estamos trabalhando a política da criança e do adolescente aqui no DF com diálogo intersetorial. Tenho certeza que avançaremos nessa questão”.

Também estiveram presentes na cerimônia de abertura o ministro de Estado da Cidadania, Osmar Terra; a procuradora-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Fabiana Costa Oliveira Barreto; o secretário de Estado de Desenvolvimento Social do DF, Eduardo Zaratz; a defensora pública-geral do DF, Maria José de Nápolis; a representante do Unicef no Brasil, Cristina Albuquerque; a diretora-executiva do Instituto Alana, Isabella Henriques; e as deputadas federais Leandre Dal Ponte e Paula Belmonte, da Frente Parlamentar da Primeira Infância.

O Hino Nacional foi executado por jovens do Projeto Música e Cidadania.

.fonte”https://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/noticias/2019/fevereiro/tjdft-realiza-seminario-justica-e-primeira-infancia-o-futuro-comeca-hoje