Associação Cultural Música e Cidadania

Quem Somos

O Projeto Música e Cidadania é voltado ao ensino gratuito de Música, contando com todos os instrumentos de uma Orquestra Sinfônica.

A Associação Cultural Música e Cidadania mantém um projeto de educação musical que atende gratuitamente cerca de 200 crianças e adolescentes de 7 a 18 anos, moradores do Paranoá , Itapoã e Paranoá Parque  regiões administrativas reconhecidas pela alta vulnerabilidade social e baixo IDH (índice de desenvolvimento humano).

As aulas acontecem na Casa da Música, sede do projeto localizada no Paranoá e que se tornou um polo local de educação musical. A Entidade fornece o espaço físico, a manutenção, a infraestrutura e a segurança dos equipamentos. As aulas acontecem no período vespertino e atualmente a equipe pedagógica é formada por 18 (dezoito) educadores, sendo 6 (seis) deles ex-alunos do Projeto.

Fundado pelo maestro Valdécio Costa Fonseca, desde 2007 o projeto Música e Cidadania utiliza a música como meio de educação e transformação social, colaborando para a educação integral de alunos de baixa renda. Sua meta é desenvolver políticas e práticas com foco na inclusão, atração e manutenção de alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Desta forma, apoia o desenvolvimento do Distrito Federal, buscando formar cidadãos éticos e profissionais de alta qualidade, com valores humanos como a solidariedade e a justiça social.

O Projeto Música e Cidadania adota o modelo de aulas coletivas por entender que ele promove o despertar de habilidades de comunicação e interação, estimulando o desenvolvimento cognitivo, afetivo, sensorial e motor. As turmas são separadas por faixas etárias e níveis de aprendizagem. Por meio de vivências musicais práticas e coletivas, o aluno participa de atividades de execução instrumental, composição e arranjo. Essas atividades são complementadas pela construção de conhecimentos teóricos sobre música e desenvolvimento técnico. O resultado das atividades e aulas desenvolvidas pode ser traduzido de diferentes maneiras.

A partir do contato com a música, a criança ou adolescente socializa, adquire senso de cidadania, aprende a respeitar as diferenças, melhora o rendimento escolar, aumenta a autoestima e autonomia, além de ampliar seus valores e repertório cultural. Outro benefício é fomentar o sentimento de fazer parte de um grupo, com cada um cumprindo seu papel por um objetivo comum.

Nossa Missão

Para a Associação Cultural Música e Cidadania a arte é um fator comprovadamente eficaz e primordial para a formação de jovens cidadãos. Contribuir para o afastamento de crianças e adolescentes das rotas de tráfico, de violência, de exploração sexual, de trabalho infantil, de violência doméstica e realizar um trabalho sério e de transformação social. É isso que o Projeto Música e Cidadania faz!

Instalações

Contamos hoje com 5 salas de aula (3 delas com revestimento acústico) onde nossos alunos fazem aulas duplas com o professor de seu instrumento. Uma instrumentoteca organizada de forma a preservar nossos instrumentos, sala de ensaio ampla, secretaria, arquivo musical, copa e cozinha para maior conforto de nossos alunos e professores!


Nossa Equipe de Professores

Cínthia Macedo e Danilson Tomás

Violino

Paula Soares

Viola

Jonathan Baião

Violoncelo

Vinícius Corbucci

Contrabaixo

Talía Vieira

Flauta

Leiliane Izidro

Clarinete

 

Saxofone

Juliana Santos

Fagote

André Guedes

Trompa

Higor Vinícius

Trompete

Daiana Andrade

Trombone

Alencar Ulisses

Euphonium, Tuba

João Victor Godinho

Percussão Sinfônica

Jorge Bruno e Lucy

Musicalização Infantil

Luan Almeida

Violão

Valdécio Fonseca

Regência dos grupos

EQUIPE ADMINISTRATIVA:

Cláudia de Barros Fonseca – Presidente

Liliane Aparecido dos Santos – Diretora Financeira

Wéksson Reis – Coordenador Financeiro

Paula Silva – Coordenadora Pedagógica

Jonathan Baião – Coordenador Administrativo

Gualberto Conceição – Secretário

Brendo Sousa – Instrumentoteca

Adriana Barbosa- Auxiliar para serviços gerais

Anderson Pereira – Porteiro

Mariana Silva e Marcos Oliveira – Monitores

Patrocínio :

FHE – Poupex

Apoio

Administração do Paranoá , Secretaria da Criança, Adolescente e Juventude do DF e Conselho dos direitos da Criança e do Adolescente.